UHE Castanheira

Saiba Mais Sobre o EIA – Estudo de Impacto Ambiental

Para a construção de um empreendimento desse porte é necessária a realização de um Estudo de Impacto Ambiental, que visa identificar os impactos gerados durante o planejamento, a construção e operação, e também indica a necessidade de execução de medidas e programas ambientais buscando reduzir e controlar os impactos sobre o meio ambiente, incluindo a população da região.

O Estudo de Impacto Ambiental – EIA é um documento técnico que contém, basicamente, os aspectos do empreendimento, a sua localização, o diagnóstico ambiental dos meios físico, biótico e socioeconômico da área influenciada pelo empreendimento, os impactos sobre o meio ambiente e as medidas necessárias para minimizar, compensar e controlar os impactos negativos, bem como potencializar os impactos positivos. Este estudo é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais técnica e legalmente habilitados.

O Termo de Referência (TR) emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA-MT) é o documento que orienta como o EIA deve ser elaborado

fluxo-eia

O EIA é um material muito extenso e apresenta linguagem técnica muitas vezes de difícil entendimento pelo público em geral. Por isso, é também elaborado o Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, um resumo do EIA que deve ser facilmente lido e compreendido por todos os interessados.

Conheça o RIMA da UHE Castanheira clicando na imagem abaixo.

RIMA

O conteúdo do EIA da UHE Castanheira está dividido em três volumes. Clique em cada volume para conhecer o Estudo na íntegra.

  • Volume 1 – Introdução, Informações Gerais, Aspectos Legais, Caracterização do Empreendimento e Estudos Preliminares;
  • Volume 2 – Diagnóstico Ambiental e Análise Integrada e Síntese da Qualidade Ambiental; e
  • Volume 3 – Identificação e Avaliação de Impactos Ambientais, Medidas e Programas Ambientais, Prognóstico Ambiental, Análise de Risco e Considerações Finais.

É avaliando estes documentos que o órgão licenciador decide sobre a concessão ou não da Licença Prévia (LP).

Informações para Contato

Caso necessite entrar em contato conosco utilize nossa página de contatos. Suas dúvidas, sugestões ou reclamações serão respondidas diretamente por nossa equipe.:

Fale Conosco

Assine Nossa Newsletter

Receba nossas notícias diretamente em seu e-mail:

Assine Nossa Newsletter